sábado, 15 de julho de 2017

Mountain Quest

Faz hoje uma semana que os nossos atletas João Santos e Roberto Ferreira se aventuraram nesta experiencia unica que é o Mountain Quest.
Para quem não sabe o Mountain Quest é uma prova em linha em que o objectivo é transpor as 3 maiores serras que circundam Amarante. Sendo elas Abobreira, Marão e Alvão. Depois disto os atletas ainda são brindados com a subida afamada da volta à Portugal em bicicleta, a subida do Monte Farinha mais conhecida como Srª da Graça.
Isto falando em números são qualquer coisa como 180km com 6000 metros de desnível positivos.
Este ano com uma novidade, o Mutant Quest, consistia em os atletas que conseguissem acabar os 180km a baixo das 11 horas de prova, poderiam seguir para mais 70km sendo intitulados como Mutantes, pois não é um atleta dito "normal" que consegue cumprir essa barreira horária e ainda ter força para mais 70km nestas montanhas. Os nossos atletas não conseguiram chegar nesse tempo, o Roberto não o conseguiu apenas por 6 minutos... Houve apenas 5 Mutantes em cerca de 400 atletas.
Além destes números juntam-se mais duas dificuldades. Os atletas têm de percorrer todo este caminho em autonomia total. Ou seja não há ajudas mecânicas ou abastecimentos nem de familiares que possam estar presentes nem da própria organização, porém os atletas tinham assinalados no road book e no gps várias fontes e cafés onde podiam comprar comida e àgua. Além disso todo o percurso era guiado via GPS, não existiam qualquer tipo de marcações no terreno, o que torna ainda mais belo pedalar naquelas montanhas.

A organização apesar de não poder dar assistência activa aos atletas esteve sempre presente em caso de um atleta precisar de auxilio, tanto por fadiga como por algumas quedas existentes infelizmente. Porém assim que se recebia apoio desse staff tão presente os atletas estavam imediatamente desqualificados. Sendo direccionados para Amarante.
Existiam varias equipas do STAFF no terreno. Desde controladores de passagem, a fotógrafos e até equipas de busca e salvamento. Os atletas apesar de em autonomia nunca se sentiam sozinhos.

Esta prova teve o arranque pelas 5 da manhã de Sábado. Parece sedo mas com tantos quilometros pela frente quanto mais cedo melhor. Na partida o ar dos atletas era uma mistura de nervosismo com expectativa de um grande dia de btt.
Dado então o arranque os atletas passaram por algumas ruas de Amarante onde se dirigiram para a 1ª  subida. Subida essa que tinha 12km e quase mil de acumulado. (Acumulado que na nossa zona se encontra em maratonas de 60km isto para quem não pratica a modalidade)
A partir daí já estávamos a cima do nevoeiro. Já estávamos entranhados na serra. Para os atletas que realmente adoram o verdadeiro btt, já estavam em casa.
Depois disso foi descer e subir, subir e descer por montanhas apelidadas pela maioria dos atletas como "mágicas".
No final das contas os nossos dois atletas chegaram ao fim dentro dos tempos limites com o sentimento do dever cumprido, com mais um grande dia de btt nas suas vidas e com novos amigos.
Isto é verdadeiramente o espírito desta modalidade e sempre será o espírito desta prova.
Poderíamos descrever mais, mas é muito difícil descrever o indescritível. Querem saber melhor o que é o Mountain Quest? Em 2018 as inscrições abrem novamente. É só lá ir viver a experiência e realmente perceber o que é o Mountain Quest.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário