domingo, 27 de janeiro de 2013

2ª Maratona por Trilhos de Abrigada e Montejunto, Arealbike/RádioAlenquer soma e segue, segunda prova, segundo pódio!


Aconteceu no passado dia 20 de Janeiro a 2ª Maratona por Trilhos de Abrigada e Montejunto uma prova que começa a conquistar algum relevo no BTT, mais precisamente no mês de Janeiro, aquando do inicio de época de vários atletas, sedentos de competição e sobretudo de darem ritmo as suas pernas. Prova disso as 564 inscrições reunidas no site da organização, inscrições essas que infelizmente, não viriam a confirmar-se em participações, muito devido ao mau tempo que se fez sentir no fim-de-semana, mais precisamente no dia anterior à prova, com ventos fortes e muita chuva a retrair muitos dos que estavam a pensar visitar a bela localidade de Abrigada. Ainda assim a registar a vinda até Abrigada de cerca de trezentos atletas.
Mas por vezes as adversidades fazem realçar as qualidades de cada um, e foi exatamente isso que aconteceu com esta organização que devido ao mau tempo e consequentes estragos causados em grande parte dos trilhos abertos propositadamente para o evento, fizeram com que o percurso fosse alterado, isto em menos de 24 horas para a realização da prova, fato que não beliscou em nada o sucesso do evento.
Sucesso, de resto é a palavra que traduz a participação da Arealbike/RádioAlenquer neste evento pois consegue colocar três atletas no “Top Ten” da Meia Maratona, Carlos Santos na 3ª posição, Rui Alexandrino na 7ª posição e Pedro Alegre a fechar o top ten.
Mas vamos aos pormenores dessa participação, começando com o homem que havia vencido a edição transata da Meia Maratona, de seu nome Carlos Santos. O atleta deslocou-se até Abrigada com vontade de revalidar o feito do ano anterior, algo que esteve prestes a acontecer, não tivesse furado a 10 kms da meta, altura em que seguia na frente da corrida. Este azar não “derrubou” por completo o atleta que apesar de perder mais de dois minutos a reparar o furo e de ter sido ultrapassado por alguns atletas, ainda teve pernas para iniciar uma recuperação forte e determinada que o levou a conquista de uma importante 3ª posição, fato que o levou ao pódio pelo segundo ano consecutivo em Abrigada.
Rui Alexandrino por sua vez estava mobilizado para a Maratona, o atleta da Arealbike/RádioAlenquer começava a sua prova com boas sensações e no grupo da frente, mas alguns infortúnios, mais precisamente duas quedas e um engano no percurso, levaram este a optar por realizar a Meia Maratona, pois a sua prestação na Maratona já estaria comprometida. O Rui Alexandrino viria a confirmar as boas sensações sentidas no inicio de prova, tendo reunido forças para alcançar uma boa classificação (7ª) na Meia Maratona, a fechar a participação da Arealbike/RádioAlenquer e do Top Ten, esteve Pedro Alegre que concluiu  na 10ª posição.
Para finalizar este rescaldo, mais uma vez endereçamos os nossos parabéns a SFUPA pela  capacidade mobilizadora das suas “gentes” e pela excelente competência demonstrada nesta organização mesmo fazendo face às dificuldades impostas pela intempérie que assolou o nosso país. Mais uma vez promoveram com grande sucesso, a Serra de Montejunto, a localidade de Abrigada e o concelho de Alenquer. Bem hajam!



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

IX Passeio BTT Trilhos de Pontével marcou o arranque para a época de 2013.


A simpática vila de Pontével, foi uma vez mais palco do arranque de época para muitos atletas que cumprem a tradição de iniciar as suas épocas nesta prova que já vai na 9ª edição e que segundo os participantes, este ano atinjiu a excelência no que se refere à organização deste evento que contou com a experiência de Marco Chagas ex ciclista e atual praticante de BTT. A premiar este desempenho estiveram cerca de 600 atletas que brindaram assim as gentes de Pontével com um espetáculo digno de se ver.


A Arealbike/RádioAlenquer levou até Pontével, três atletas, Carlos Santos e Rui Alexandrino para a Maratona e Pedro Amaro para a Meia-Maratona. Grandes espetativas em relação à forma como estes se iriam apresentar neste inicio de época, destacando o fato de Rui Alexandrino se estrear nesta prova como atleta da Arealbike/RádioAlenquer.
No que diz respeito ás prestações de cada um, comecemos pela Maratona, com um percurso de 60 km`s, onde Carlos Santos um habitue das “Meias”, desta feita decidiu participar numa prova mais longa, visto que a diferença de distância entre provas, também não era muita e não fugia em muito ao que este está habituado a percorrer. A aposta do atleta da Arealbike/RádioAlenquer acabou por ser ganha pois, mesmo com a presença de nomes sonantes do BTT Nacional ( José silva, Nuno Vicente e Vitor Gamito) e até mesmo do ciclismo profissional ( Hernâni Brôco – Efapel/Glassdrive e Micael Isidoro do Loutano – Dunas Douradas ) este deu bem conta de si. Carlos santos estreou a sua bike para a época 2013 tendo esta dado boas indicações, apesar do atleta ainda estar a adaptar-se à roda 29 e de ter tido alguns problemas com o espigão da sua bike o que o levou a perder algum tempo.
Carlos Santos iniciou a prova junto dos melhores tendo estado no grupo da liderança até aos primeiros 10 kms, tendo depois seguido num grupo perseguidor até ao km 20, altura em que surgiram os problemas já referidos no espigão da sua bicicleta, que obrigaram o atleta a parar. Infelizmente o problema não iria ficar solucionado, o que quase levou Carlos Santos a desistir, no entanto chegava até si um reforço psicológico, com os companheiros do C.S.R.D. Ota, David Ventura e Valter e ainda outro atleta do GDM. Estes a animaram o atleta da Arealbike/RádioAlenquer, agrupando-se assim numa pequena “comitiva” alenquerense.
Na parte final da prova Carlos Santos ainda reuniu forças fisicas e animicas para liderar a comitiva e ultrapassar mais dois atletas tendo chegado num 12º lugar que soube a muito mais do que isso, dada a qualidade dos atletas que ficaram à sua frente. O homem da Arealbike/RádioAlenquer rubricava assim uma brilhante prestação.


Ainda na Maratona Rui Alexandrino fazia a sua estreia pela equipa, uma estreia positiva, para inicio de época, que serviu essencialmente para ganhar ritmo de competição, o que foi conseguido pois a prova desenrolou-se sem paragens e com um ritmo rápido. No entanto esta não é o tipo de prova com carateristicas que favoreçam o Rui visto que a distância implicada era relativamente curta para uma Maratona, mesmo assim este alcançaou uma satisfatória 32ª posição.
Quanto ao grande vencedar da Maratona, foi Nuno Vicente, atleta que alinha na Team GoldNutricion e que é natural de Alenquer mais precisamente do lugar do Camarnal.


Quanto à Meia Maratona, esta contou com cerca de 400 atletas, tendo representado a equipa o atleta Pedro Amaro, Campeão Regional de Santarém em titulo na classe Meia Maratona. Este não viria a deixar os seus créditos por mãos alheias, iniciando a época 2013 em bom ritmo e com direito a pódio. O atleta da Arealbike/RádioAlenquer viria a classificar-se na 2ª posição, tendo sido apenas superado pelo atleta Sérgio Gaspar da FisioPedro/JDD. Um registo fantástico e que deixa a equipa com grandes expetativas em relação ao desempenho deste para 2013, ano em que o atleta da Arealbike/RádioAlenquer vai apostar em provas de ambito Nacional, tanto de Btt como de estrada .
Para terminal, salientar ainda para além dos bons resultados desportivos, o fato de constatarmos uma vez mais o companheirismo e a amizade existentes entre as equipas do Concelho de Alenquer, neste caso preciso, C.S.R.D. Ota e GDM.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mais um reforço assegurado para 2013, desta feita para representar a equipa nas Maratonas.

Tendo como objetivo o reforço efetivo da equipa, a Arealbike/Rádioalenquer entendeu admitir mais um elemento, reforçando assim a sua presença desportiva para a época que se aproxima.


O colega, recém chegado, Rui Alexandrino, irá representar a Arealbike/RádioAlenquer na classe Maratonas. O atleta, que nestes últimos anos tem estado ao serviço de uma formação Alentejana, mas que reside em Alenquer, aposta assim este ano em competir mais perto de casa , representando a equipa Arealbike/RádioAlenquer, entre outras provas, no Campeonato Regional de Santarém.
Rui Alexandrino estreou-se ao serviço da Arealbike/RádioAlenquer, hoje em Pontével.
Oportunamente iremos reportar o resumo da participação deste e dos restantes atletas que representaram a Arealbike/RádioAlenquer nesta primeira prova de 2013.